Por Samuel Hennemann*
Quando atuamos no SOCIAL é fundamental termos CLAREZA, DISCIPLINA e CONSISTÊNCIA e abaixo explico porque!
CLAREZA DO POR QUÊ: tudo começa pela clareza. Você precisa saber POR QUE faz O QUE faz. Se pessoas não acreditam n´O QUE você faz, mas acreditam no POR QUE faz e você mesmo não sabe qual é o seu propósito, como qualquer outra pessoa vai saber? Se um líder de uma organização não é capaz de formular claramente POR QUE ela existe em termos que vão além de seus projetos, como pode esperar que seu pares ou colaboradores saibam porque acreditar na ideia.
DISCIPLINA DO COMO: uma vez que você sabe POR QUE você faz o que faz, a questão é como vai fazê-lo. Os COMOS são os valores ou princípios que guiam como dar a vida à sua causa. COMO fazemos coisas manifesta-se nos sistemas e processos dentro de uma organização e em sua cultura. Compreender COMO você faz as coisas e, mais importante, ter a disciplina de manter a organização e todos colaboradores do projeto responsáveis por esses princípios diretores, reforça a capacidade de uma organização trabalhar em prol daquilo que é forte.
CONSISTÊNCIA DO O QUE: tudo que você diz e faz tem que provar aquilo em que acredita. Um POR QUE é apenas uma crença. Os COMOS são as ações que você empreende para realizar a crença. E os O QUÊS são o resultado dessas ações - tudo o que você diz e faz: projetos sociais, projetos esportivos, projetos culturais e quem você contrata para ser seu colaborador. Se as pessoas não acreditam no O QUE você faz, mas POR QUE você o faz, então todas essas coisas devem ser consistentes, pois assim as pessoas verão e ouvirão, sem sombra de dúvida, aquilo em que você acredita. A única maneira de as pessoas saberem no que você acredita é por meio das coisas que você diz e faz, e se você não for consistente nisso, ninguém saberá no que você acredita.
PENSE NISSO!
*Graduado em Gestão Pública
Pós Graduando Gestão em Programas e Projetos Sociais
Presidente ADCNH – Associação Desportiva e Cultural Novo Hamburgo
Diretor Box Agência Cultural