A procura por terapias mais alternativas e que olhem para o ser humano de forma mais integral tem crescido muito nos últimos tempos, principalmente pela busca de uma vida saudável e equilibrada. Nesse segmento,a aromaterapia como uma prática integrativa e complementar (PICS) é uma das que mais cresce, inclusive já é reconhecida pelo SUS e ganha cada vez mais credibilidade no campo da medicina.
Todas essas mudanças e os benefícios comprovados dos óleos essenciais tem ajudado muito o crescimento da profissão de aromaterapeuta, fortalecendo não só profissionais que há anos estão na área, mas também despertando muitas pessoas para esta oportunidade, trazendo para o mercado, cada vez mais profissionais preparados para orientar sobre o que se pode ver como alternativa em termos de tratamentos da saúde.
A aromaterapeuta Suzane Favretto nos fala um pouco sobre essa profissão afirmando que “a aromaterapia é uma ciência que estuda as propriedades medicinais das plantas aromáticas e que tem um olhar que prioriza o natural, utilizando os óleos essenciais para equilibrar a saúde, o corpo e a mente.
Importante lembrar que o uso das substâncias aromáticas das plantas medicinais é base de um atendimento aromaterapêutico, mas que a aromaterapia resgata formas de utilização e aplicações que fazem parte de nossa ancestralidade e que no construir de nossa história, foram esquecidas”. nos conta Suzane.
Quando buscar por uma aromaterapeuta?
A aromaterapia definitivamente é para todos e para infinitas situações. Suzane comenta que quando a pessoa precisa de ajuda com a saúde do corpo e da mente, a aromaterapia é uma aliada. Se a busca for por uma vida mais feliz, mais equilibrada, alinhada com a busca de uma vida longa e com saúde, ela é uma ferramenta incrível também.
Como encontrar um aromaterapeuta?
Hoje você encontra no mercado muitos consultores de bem-estar que vendem e orientam o uso de óleos essenciais e nesse processo, muitos se aperfeiçoam na área e se tornam profissionais, com conhecimento profundo e que fazem desse diferencial sua especialização ou até constrói uma carreira profissional na aromaterapia.
Quem pode trabalhar com aromaterapia?
A aromaterapia é uma profissão livre, ou seja, não é regulamentada e por isso não há necessidade de uma formação específica na área, o que é ótimo, permite que outras áreas de atuação tenham como diferencial a indicação ou o uso dos óleos essenciais e que com estudo (cursos livres) e dedicação, atue na área, ajudando muitas pessoas com seu conhecimento, afinal, de uma ponta existe uma demanda muito grande de pessoas que precisam conhecer e aprender mais sobre a aromaterapia e do outro, outras muitas pessoas apaixonadas e com preparo para entregar esse suporte. É hora de olhar para este cenário, se preparar e aproveitar a oportunidade, mas Suzane lembra que a principal preocupação deve sempre ser o cuidado com o próximo e com a sua saúde. A aromaterapia é uma aliada, não anula qualquer outros serviço de saúde.
O que achou de saber mais sobre esse tema?
Se você percebeu na aromaterapia uma oportunidade, ou busca por uma profissional, a aromaterapeuta Suzane se coloca a disposição através do contato 51 - 985441204 para te ajudar nos próximos passos.