ALIMENTAÇÃO: CUIDADO COM OS LANCHINHOS RÁPIDOS

O ideal é priorizar produtos livres de açúcar e com nutrientes significativos para a saúde

Quando se fala em alimentação equilibrada, a primeira ideia que pode surgir é a de um cardápio restritivo. Mas não é nada disso! É preciso, sim, estar atento à composição nutricional dos alimentos e saber que é possível, sim manter uma ingesta satisfatória e saudável ao mesmo tempo. Uma das dicas é estar atento aos "lanchinhos rápidos" que podem se tornar pequenos vilões no cotidiano.

Um estudo feito pela Kantar, aponta que já no ano de 2021, estimulada por questões como dieta e nutrição, a necessidade da saudabilidade aumentou em 15% nas situações de consumo dentro das casas.“O que podemos perceber é que as pessoas estão mais conscientes com o que estão consumindo, procurando alimentos que sejam mais benéficos para a saúde, que possam contribuir para uma alimentação diária mais atenta. O que é preciso ter em mente é que é possível consumir alimentos saudáveis e saborosos que contribuem para uma experiência mais prazerosa”, afirma Amanda Matos, nutricionista da Flormel, marca que produz e comercializa doces saudáveis e sem adição de açúcares.

E o açúcar é uma das principais preocupações de quem está em busca desse novo estilo de vida e de especialistas em saúde. Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde, a quantidade diária recomendada por cada pessoa é de 25 gramas.

“A ingestão exagerada de açúcar altera o metabolismo, aumenta os níveis de gordura e, consequentemente, altera os níveis de colesterol e glicose. Por isso é necessário fazer escolhas inteligentes com mais atenção. Até mesmo os atletas. Um lanchinho pode colocar em risco todo o trabalho feito em prol do rendimento no treino”, completa Amanda Matos.

Pensando em oferecer um produto que atendesse as necessidades daqueles que não largam mão do consumo de um doce, a Flormel lançou o Sensah, mais um produto da linha de chocolates zero: barra de amendoim com caramelo e chocolate branco com cobertura de chocolate ao leite sem adição de açúcares e feita com pasta de amendoim. Não contém glúten e nem lactose e é uma fonte de fibras.

O produto veio para inovar e conquistar os paladares daqueles que buscam uma experiência diferenciada e segue as preferências do mercado. Só em 2021, de acordo com pesquisa da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – o mercado de chocolate cresceu 44%.

“Amendoim é uma oleaginosa rica em gorduras boas, ou seja, pode ser consumida como alternativa para se conseguir energia e, combinado com o chocolate, se torna uma opção de lanche saudável, com ótimo gosto. Além disso é uma fonte de fibras, o que favorece a saciedade, evita picos glicêmicos e auxilia no trânsito intestinal”, completa Amanda.