5 FILMES PARA ENTENDER CONFLITOS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Especialista indica obras de cinema que ajudam a compreender as relações e a geopolítica entre os países

Os acontecimentos mundiais refletem direta ou indiretamente em nossa vida. Todos os dias, algum fato, em algum ponto do planeta pode ter influência no que fazemos, ou no que nos acontece. E uma das formas de tentar entender os contextos geopolíticos e as relações internacionais é através de filmes. As obras do cinema podem nos ajudar, além de entreter.

Um especialista nos ajuda aqui com algumas dicas que se ainda não passaram por sua programação, merecem estar na sua lista. O coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Relações Internacionais da Universidade Positivo (UP), João Alfredo Lopes Nyegray, indica cinco filmes para entender essas relações mundiais.

A Soma de Todos os Medos (2002)
Com atuações de Morgan Freeman e Ben Affleck, o filme mostra um grupo terrorista que encontrou uma bomba nuclear e planeja usá-la no Super Bowl, final da liga de futebol americano dos Estados Unidos, iniciando a 3.ª Guerra Mundial, com intenção de colocar os EUA e a Rússia em rota de colisão. “Nesse momento em que a Rússia invade a Ucrânia e tantas outras nações seguem contrárias às pretensões de Putin, e cresce o medo de que o conflito se torne nuclear, o filme de 20 anos atrás acaba sendo atual”, pontua Nyegray.

Onde assistir: Amazon Prime Video e YouTube.

O Jardineiro Fiel (2005)
A obra é baseada em um romance no qual um diplomata investiga, por conta própria, o assassinato de sua esposa, e acaba descobrindo o que há por trás da rede de relações entre o governo britânico e as companhias farmacêuticas. “Podemos relacioná-lo em como a Rússia foi feroz ao defender a vacinação contra a covid-19 com o uso da Sputnik, criada em seu país. O filme também nos leva a cogitar se medicamentos não são testados em populações vulneráveis”, alerta o professor.

Onde assistir: Amazon Prime Video e YouTube.

Senhor das Armas (2005)
Com Nicolas Cage de protagonista, o longa-metragem conta a história de um traficante de armas que vende os itens de um arsenal desprotegido da ex-União Soviética após seu desmembramento, aproveitando para tornar-se milionário com o fim da Guerra Fria. “Atualmente, o tráfico de armas e drogas estão entre os negócios internacionais mais rentáveis, movimentando bilhões anualmente. É também o setor armamentista e sua importância para algumas economias que explica a necessidade que algumas nações têm de estar sempre em guerra”, explica o especialista.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Capitão Phillips (2013)
Baseado em fatos reais, o filme exibe o sequestro de um navio petrolífero na costa da Somália, na África, organizado por piratas somalis. “Há alguns anos, a pirataria era bastante frequente nessa região, onde circulam inúmeros navios carregados de óleo. Essa obra permite compreender a razão pela qual tantas empresas de transporte abandonam nações instáveis”, destaca Nyegray.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Netflix, Star+ e YouTube.

A Grande Aposta (2015)
O especialista ressalta que essa obra retrata a crise econômica de 2008, explicando, de forma clara, como o mundo todo foi arrastado para um turbilhão financeiro que se iniciou nos EUA. “A interconectividade é uma característica importantíssima das relações internacionais atuais. Não são apenas produtos, serviços e informações que cruzam rapidamente o mundo, mas também as crises econômicas, que se tornaram muito mais contagiosas”, esclarece.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Globoplay, HBO Max, Netflix e YouTube.

MAIS IMAGENS: