VOCÊ SABE O QUE É A MEDICINA ANTROPOSÓFICA E O QUE ELA PODE FAZER POR SEU BEM-ESTAR E SAÚDE?

Médica palestra em Novo Hamburgo sobre a prática que trata todos os tipos de doenças e é reconhecida pelo Ministério da Saúde

Você quer entender o que é e como funciona a Medicina Antroposófica? Quer saber de seus benefícios e como ela pode lhe ajudar? A dica é a palestra que será ministrada em 4 de julho, em Novo Hamburgo. Será com a médica Gabriela Virginia Varini Levrero, médica antroposófica, médica de Família e Comunidade e pós-graduada em Medicina Integrativa Psico-Neuro-Imuno-Endocrinologia.

Segundo Gabriela, todos podem se beneficiar com o tratamento antroposófico, desde crianças recém nascidas até idosos. É uma prática utilizada para tratar todo o tipo de doenças. “Tem demonstrado,principalmente, dar boas respostas para: ansiedade e depressão, distúrbios do sono, transtorno de estresse pós-traumático, oncologia, cuidados paliativos, dores crônicas”, explica a médica, que vai palestrar na Clínica Centro da Flor, na rua Lima e Silva, 222, sala 503, Centro, às 19h30.

Esta prática tem uma visão holística do ser humano (é um microcosmo que manifesta a natureza e o macrocosmo), vitalista (reconhece que as forças vitais mantêm os seres vivos) e espiritual (o ser humano constituído por corpo, alma e espírito). “No Brasil, o Ministério de Saúde a reconhece dentro das Práticas Integrativas e Complementares”, afirma, ao destacar que se trata de uma ampliação da medicina convencional; a medicina antroposófica é exercida por médicos com treinamento em medicina convencional e treinamento especializado em medicina antroposófica.

Entre os princípios que conduzem o cuidado médico antroposófico estão o reconhecimento da autonomia do paciente e o estímulo para que as pessoas auxiliem a si mesmas. O objetivo é fortalecer a constituição do paciente como um todo, propiciando as forças auto curativas. 

Os medicametos antroposóficos são elaborados com substâncias derivadas de plantas, animais e minerais. As vias de administração medicamentosa são: oral, retal, vaginal, parenteral (subcutânea ou intravenosa) ou tópica (aplicação na pele, saco conjuntival ou cavidade nasal).

O tratamento, continua a médica, é sempre individualizado  e leva em consideração todas as dimensões da pessoa: física, emocional, mental e espiritual, por isso ao tempo de duração varia bastante.

Na hora de acompanhar uma paciente, o médico leva em conta alguns conceitos. O conceito da quadrimembração afirma que o organismo humano não é apenas formado por forças físicas (celulares, moleculares), mas por um total de quatro níveis de forças formativas: forças físicas (corpo físico); forças de crescimento (corpo vital); uma classe adicional de forças formativas que cria a dualidade do interno-externo (corpo anímico); outra classe adicional de forças formativas que apoia a expressão da individualidade (Eu).

Já o conceito da trimembração do ser humano abarca três sistemas principais: dois polares um ao outro (sistema neurossensorial e sistema metabólico-motor) e um intermediário (sistema rítmico). “Esses subsistemas estão espalhados por todo o organismo, mas predominam em determinadas regiões: o sistema neurossensorial na região da cabeça, o sistema metabólico-motor nos membros, e o sistema rítmico nos órgãos respiratórios e circulatórios, na região do ‘meio’”, complementa Gabriela.

Do desequilíbrio entre os quatro corpos e/ou entre os três sistemas surge a doença. “A Biografia Humana é a análise da história de vida da pessoa. Cada uma é única, mas ao mesmo tempo existem leis biográficas para todos os seres humanos, momentos de crise a cada sete anos. Isso também influencia na saúde da pessoa, acontecimentos do passado e situações do presente”, completa Gabriela. Então, bora conhecer melhor esse trabalho? É no dia 4 de julho!