USE ÁLCOOL EM GEL, MAS NÃO ESQUEÇA DA HIDRATAÇÃO DAS MÃOS!

Especialistas falam sobre a importância do uso de hidratantes e cuidados com a pele

O álcool em gel a 70% continua a ser, desde março do ano passado, um dos itens mais procurados atualmente no Brasil, devido a pandemia de coronavírus.

"Ele é antisséptico, atua na parede celular do agente infeccioso, desestruturando as proteínas ou lipídios que a revestem. O 70% do rótulo refere que existem 70 partes de álcool para 100 do produto final. Ou seja, em cada 100ml de formulação em gel, 70ml são puro álcool. Os outros 30% do frasco são feitos de água e de um espessante. A combinação confere a consistência de gel, o que reduz o potencial incendiário do álcool e prolonga seu tempo de ação nas superfícies", explica a dermatologista Laís Leonor, que atende na Clínica Dr André Braz.


Outra dermatologista, Fabiana Seidl, explica que o álcool isopropil 70%, seja líquido ou em gel, é o mais indicado para a assepsia por ser o mais efetivo na eliminação de bactérias, fungos ou vírus ( inclusive o coronavírus). De acordo com Fabiana, ele é eficiente para o processo de higienização de superfícies e objetos.


E aqui ela faz também um alerta: pessoas que ficam com as mãos muito ressecadas ou tem dermatites, podem usar hidratante para mãos depois da secagem completa do álcool a 70%.


Para o médico Franklin Verissimo, o uso de sabonetes, detergentes ou substâncias alcoólicas (como o álcool em gel a 70%) em excesso destrói camadas de proteção da pele, o que facilita a perda de água e a desidratação e, por fim, o ressecamento excessivo que pode levar a dermatites e ferimentos. “Com o surto de coronavírus, as pessoas estão usando com muita frequência álcool em gel, além da lavagem constante com sabonetes, e nós médicos recomendamos que após a higienização a pessoa use algum hidratante específico para as áreas das mãos. Esse hábito evitará possíveis ferimentos e outras lesões de pele", afirma Verissimo.


Ele ressalta que há muitos bons hidratantes no mercado, alguns mais sofisticados com toque mais seco e suave e com ativos adicionais, como antioxidantes e ativos contra manchas. Alguns ativos formam uma espécie de barreira, que ajuda a manter a hidratação da pele, como a glicerina e os óleos vegetais e, entre os óleos, destaca-se o alto poder de hidratação da manteiga de karité.

Caso a pele esteja muito ressecada, é bom optar por fórmulas que tenham um poder de hidratação ainda maior, como as que contém uréia na formulação. "Outros ativos como a alantoína, o Aloe Vera, as ceramidas, D-Pantenol (Pró-vitamina B5), a Vitamina E e o Ácido Hialurônico ajudam a hidratar e alguns deles possuem funções adicionais. E não esqueça de dar Preferência a Produtos com Proteção Solar", completa Verissimo.