UMA MULHER INSPIRADORA, EM TODOS OS TEMPOS

Biografia de Fernanda Montenegro é um relato de paixão, coragem e apresenta recortes da história do País

Por Aline de Melo Pires*

Quando refletimos sobre o Dia da Mulher, sobre as lutas, conquistas e desafios e pensamos naquelas mulheres que deixam sua marca na história e seguem trabalhando diariamente para reforçar essa luta, difícil não pensar em Fernanda Montenegro. Recentemente, li o seu incrível Prólogo, Ato, Epílogo, que sai pela editora Companhia das Letras que gentilmente nos enviou um exemplar,, obra publicada em 2019 em que a brilhante atriz nos apresenta uma linha do tempo que mais do que memórias, se configura em história, uma boa parte da nossa história e do nosso país.

Devorei estas pouco mais de 300 páginas em três dias, num mergulho na vida de quem nos representa, e muito bem, por meio de sua paixão não somente pela profissão que escolheu, mas pela vida. Paixão pelas pessoas, respeito pelo ser humano. E aqui eu relembro com muito orgulho e carinho das duas vezes em que tive a oportunidade de entrevistar a Fernanda Montenegro, ser jornalista nos coloca em situações inesquecíveis e essas experiências me deixaram a certeza do que só se fortaleceu com a leitura deste livro.

Desde os antepassados

A história contada por Fernanda Montenegro começa com uma retrospectiva até a chegada de seus antepassados ao Brasil, lavradores portugueses, do lado de seu pai, e pastores sardos do viés materno.

A carreira artística, como a maioria das atrizes de sua época, começou na Rádio, seguindo para a Televisão e consolidando-se no Teatro e no Cinema e essa travessia é uma delícia de lerPassamos também pela ditadura militar no Brasil, pelo papel da arte na busca pela liberdade de expressão e democracia por meio de pessoas que como Fernanda, abriram caminho para muitas das conquistas que os brasileiros passaram a comemorar nos anos seguintes. 

O livro, que é um excelente depoimento à jornalista Marta Góes, nos mostra o lado Fernanda desconhecido para a maioria das pessoas que pouco a conhecem além das telas e dos palcos. A leitura vale a pena como informação acerca do cenário social e político pelos quais ela passou, mas também revela a luta de Fernanda para conciliar suas paixões pelo trabalho, o casamento e a maternidade. Em nenhum momento, no entanto, essa estrada é fácil, muito pelo contrário. Mas, estamos falando de Fernanda Montenegro.

Além do texto brilhante, as fotos ajudam o leitor a visualizar o contexto com fotos que contam um pouco de cada momento vivido por Fernanda Montenegro. É lindo de ler, e de ver. Inspirador. Recomendo.

*Jornalista e editora do Portal Temas Preferidos