SUCO DETOX: VOCÊ SABE O QUE É E PARA QUE SERVE?

Há quem acredite em poderes atribuídos ao suco detox no combate para perder peso, mas não é bem assim e nutricionista explica que a nomenclatura está inadequada e funções da bebida são mal interpretadas

Quando pensamos, de modo geral, em dietas ou formas de perder peso, é recorrente imaginar que sucos detox nos “salvam” especialmente depois de excessos como festas e feriados. Infelizmente, o entendimento de muitas pessoas ainda é de que os sucos detox agem milagrosamente, como super heróis lançando raios e eliminando os inimigos em forma de gordura corporal. Mas, não é assim. Veremos aqui que, para começar, a nomenclatura se “suco detox” tem sido utilizada de maneira inadequada. E vamos ver também o quanto confiar em profissionais de saúde e buscar a informação correta pode fazer a diferença quando se trata de qualidade de vida e bem-estar.

Conversamos com a professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale, Mariana Ermel Córdova, que explica tudo sobre o conceito de suco detox. “Infelizmente, um único suco ou dieta não tem a função ou propriedade de 'detoxificar' o nosso corpo. Isso porque o fígado já é o responsável por essa incumbência, ou seja, ele é o órgão - anexo do sistema digestório - que irá realizar a excreção de substâncias tóxicas do organismo”, afirma.


Nesse contexto, é importante entender o que são as toxinas, como elas agem no organismo e por que devem ser eliminadas. De acordo com Mariana, toxinas são substâncias nocivas que podem ser ingeridas, inaladas ou absorvidas em contato com a pele. Essas podem estar presentes em aditivos, corantes, conservantes, adoçantes ou até mesmo na poluição. Assim, a desintoxicação consiste no processo de eliminação dos excessos dessas toxinas acumuladas no organismo. Para isso, os hepatócitos (células parenquimatosas do fígado) realizam, entre outras funções, a desintoxicação de fármacos e outras substâncias exógenas, as quais o nosso corpo precisa eliminar.


Por causa do pensamento milagroso em relação ao suco detox, há quem pense que ele pode substituir refeições. Outro engano. Normalmente, diz Mariana, os sucos chamados de detox têm uma variedade bastante interessante de ingredientes. Assim, são ricos em vitaminas e minerais. “Contudo, não se indica substituição de refeições, principalmente como rotina alimentar. O que poderá ser recomendado é uma dieta variada, rica em fibras, com adequada ingestão de água e que faça sentido para o paciente que está consumindo”, acrescenta a nutricionista.


Assim, é importante entender que a alimentação rotineira deve ser variada e colorida, contendo carboidratos, proteínas, gorduras e micronutrientes. Somado a isso, continua Mariana, atividade física, ingestão hídrica e práticas que diminuam o estresse e aumentem o bem-estar serão fundamentais para melhor qualidade de vida e de saúde, além de não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Mariana ainda destaca que períodos como o da Páscoa, por exemplo, são pontuais e envolvem muitos outros fatores além da alimentação e dos chocolates. Assim, reforça-se a importância de se refletir e aproveitar essas datas comemorativas com a nossa família e aqueles que amamos. “Uma única refeição ou feriado em que a pessoa saia da rotina não é o suficiente para modificar o nosso corpo, então o importante é voltarmos aos nossos hábitos alimentares e de estilo de vida saudáveis após as comemorações e entendermos que o mais importante é a nossa qualidade de vida”, complementa.


E, para não dizer que não falamos em receitas, Mariana deixa aqui uma que você pode fazer em casa, mas alerta: o consumo desses sucos só deverá acontecer se a pessoa gosta dos ingredientes e quiser colocá-los na sua rotina como uma forma de prática saudável. Já que nenhum alimento isolado tem função de detoxificar o organismo.


Ingredientes: 1 folha de couve, suco de 1⁄2 limão, 1/3 de pepino sem casca, 1 maçã sem casca, 150 ml de água de coco. Bater todos os ingredientes no liquidificador e, se necessário, coar.