SUA VOZ PODE SER INSTRUMENTO DE BUSCA PELO EQUILÍBRIO

Oficina Conexão da Voz tem por objetivo desenvolver a potencialidade do voz como possibilidade de evolução e autoconhecimento

Você sabia que pode usar sua própria voz como ferramenta na busca pelo equilíbrio emocional, físico e mental? A Oficina Conexão da Voz com a Energia das Vogais será ministrada no sábado, 25 de janeiro, na Casa do Conhecimento, na Rua Joaquim Pedro Soares, 500 Sala 73, Centro, em Novo Hamburgo, pela terapeuta holística Maria Lina Guerreiro. A atividade é destinada a qualquer pessoa que queira experimentar a voz como forma de equilíbrio energético, mental e emocional e não exige nenhuma experiência com voz, canto ou música. As vagas são limitadas e as inscrições, no valor de R$ 70,00, podem ser feitas via whats pelo número (51) 9 9185 0393.

A ideia da Oficina surgiu a partir de vivências e experiências bem peculiares na caminhada de Maria Lina. "Surgiu como se fosse um quebra-cabeças que se montou com várias peças de coisas que vivi com esse assunto (voz) na minha caminhada. Em 2013 participava de um laboratório vocal, gostava muito de ir e me fazia muito bem, mas achava que era porque eu sempre quis cantar e não sabia que havia uma razão física e energética para a sensação de bem-estar que me proporcionava", conta. Depois de participar de mais atividades ligadas ao tema, ela percebeu que o uso particular da voz, especialmente com a exploração das vogais, merecia mais aprofundamento. "Levei para o meu cotidiano e, de vez em quando, integrava aquele exercício nas minhas meditações em casa, alternando também com o uso de mantras, e também comecei a relacionar com afirmações, orações, recitação dos princípios de Reiki", complementa.

Em 2017, a experiência de Lina com a voz passou para um outro estágio, quando ela entrou para um coral, a partir daí, diz, a relação com a voz se intensificou. "Passei a entender melhor porque me fazia tão bem e pesquisar/estudar um pouco sobre o assunto", observa.

Assim, em 2018, ela começou a facilitar grupos de meditação e em alguns encontros deste projeto levou a proposta de entoar mantras. Nessas reuniões, o retorno dos participantes foi bem positivo, quando afirmaram ter percebido mesmo uma diferença, uma amplitude, como diz Lina, durante a atividade. Foi o bastante para que ela sentisse segurança para levar adiante a ideia de trabalhar terapeuticamente com som e voz.

A primeira edição da Oficina da Voz foi realizada em 2019 e agora a segunda toma forma. "É uma oficina vivencial, combinando atividades de meditação, consciência corporal, respiração, conexão com o som, conhecimento sobre o efeito energético vibracional de cada uma das vogais, orientação e exercícios de vocalização e criação de um mantra pessoal para cada um dos participantes", acrescenta a terapeuta holística.