SUA COLUNA: VOCÊ SABE O QUE É ESTENOSE DO CANAL LOMBAR?

Problema limita movimentos e se caracteriza por intensa dor

Dores na região glútea, coxas ou panturrilhas ao andar, correr, subir escadas ou mesmo ao ficar de pé podem ser sintomas da Estenose do canal lombar. A (ECL) se caracteriza pelo estreitamento do canal da medula lombar, o que pressiona a corda ou as raízes do nervo isquiádico antes da saída pelo forame. Ela causa dor lombar posicional, sintomas de compressão da raiz nervosa e dor nos membros inferiores ao andar ou no suportar peso.

De acordo com o médico traumatologista, especialista em coluna vertebral, Thiago Soares dos Santos, nos idosos a doença se apresenta com a perda da mobilidade. "Dor e dificuldades para se abaixar, realizar atividades que antes eram rotina, como caminhar, correr ou praticar algum esporte acabam parecendo impossíveis. Isso não pode ser visto apenas como um sinal de envelhecimento, é importante investigar, pois pode ter origem da compressão da medula espinhal ou dos nervos que é uma das maiores causas de indicação de cirurgia em pessoas da terceira idade", alerta o especialista que atua em Novo Hamburgo.

COMO É A CIRURGIA PARA TRATAR A ESTENOSE DO CANAL LOMBAR

A cirurgia é minimante invasiva (ou seja, com um corte bem menor e uma recuperação mais rápida). Thiago explica que o procedimento se assemelha com as de videolaparoscopia,  que são realizadas para cirurgias de vesícula e extração de pedras nos rins. " Esta técnica é indicada quando o paciente não apresenta melhora com o tratamento conservador, piora da sintomatologia ou dor incapacitante", ressalta.

O médico explica que para prevenir a Estenose do Canal Lombar, o ideal é manter bons hábitos, como postura correta, atividades fisicas regulares. Antes da cirurgia, o tratamento pode incluir medicações, fisioterapia, pilates, que aliviam os sintomas, mas não modificam as alterações degenerativas. Por isso, o ideal é a prevenção, com hábitos de vida saudável e a orientação médica constante.