ROUPAS PARA MALHAR: ESCOLHA CORRETA É QUESTÃO DE SAÚDE!

Peças que não permitem uma boa transpiração podem causar incômodos e reações na pele como coceira, manchas ou bolhas

Todos concordam que a atividade física é uma das melhores coisas que podemos fazer por nossa saúde e bem-estar. Acontece que, junto disso, é preciso observar uma questão muito importante, que muitas vezes passa longe de nossa atenção: a roupa que se usa durante a atividade física. A escolha das peças para malhar deve estar no topo do check list pois pode interferir tanto no desempenho do exercício quanto na saúde da pele, já que o suor pode ficar retido e causar complicações ou desconfortos.

Conversamos com a médica dermatologista Lais Leonor, que atua na clínica Dr. André Braz. Para começar, ela fala da ação do suor em nosso corpo e de como a falta de cuidados pode atingir a saúde de nossa pele. "O suor tem a função de resfriar o nosso corpo, quando este se encontra além da sua temperatura normal.Existem diversas condições cutâneas causadas pelo bloqueio dos canais sudoríparos e pelo acúmulo de suor sob a pele”, diz a médica.

Alterações como erupção cutânea avermelhada podem surgir após a atividade física pelo atrito associado ao suor, como bolhas ou caroços vermelhos, causando coceira ou irritação. Pode desaparecer sozinha ou o uso de ventiladores e de roupas leves podem ajudar. Para aliviar os sintomas, o uso de compressas de água fria, água termal e loções corporais calmantes é indicado.

A dermatologista também chama a atenção para a importância do consumo de água e também da hidratação externa, para evitar o ressecamento da pele com hidratantes corporais leves, sem perfume, não comedogênicos e com ação duradoura da hidratação com cosmética agradável. “O aumento da oleosidade e umidade da pele  pode predispor ao aparecimento de micoses, o dermatologista poderá indicar o uso de cremes ou loções que devem ser aplicadas diariamente até a completa eliminação das manchas na pele”, comenta Lais.

Para prevenir incômodos, a médica orienta o uso de protetor solar adequado ao tipo de pele durante a prática de exercício físico, que tenha formulação mais duradoura e resistente ao suor. Assim, no que se refere às roupas, ela destaca o conforto, de cores claras, com tecidos que permitam a transpiração e flexibilidade.

Portanto, para a prática dos exercícios físicos é necessária que se tenham roupas  adequadas e também confortáveis, roupas leves, claras, onde possa transpirar, com flexibilidade dos tecidos para não atrapalhar a qualidade  da execução dos movimentos. “O mercado oferece muitas opções de roupas esportivas com tecidos tecnológicos como dry fit, evitando com que o suor escorra e incomode na atividade física. Há tecidos com proteção dos raios ultravioletas, como a linha UV line de vestimentas e acessórios, com base de poliamida, com efeito bacteriostático, leve, fresco e secagem rápida. Roupas de poliéster tem um preço mais  acessível, oferecem também segurança e durabilidade. A malha fria também é uma opção agradável”, aponta a médica. Após a atividade física, salienta, é recomendável não permanecer muito tempo com as roupas suadas e lavar a roupa após cada treino.

Lais ainda recomenda, especialmente para quem pratica exercícios ao ar livre, o uso de óculos de sol, além das roupas adequadas, e evitar a exposição solar no período entre as 10h e 16h. “Alguns cuidados são ainda mais importantes, como evitar usar maquiagem e perfume devido a possibilidade de reação alérgica”, ressalta a dermatologista.