REFLETINDO: UM AMIGO AZUL ENVERGONHADO

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata, o empresário César Silva reforça, em sua coluna de estreia a importância da prevenção

Por César Silva

A parceria se renova nesse novo meio de comunicação e informação. Agradeço ao TEMAS PREFERIDOS pela parceria, que se iniciou com a jornalista Aline há muitos anos! Parabéns e sucesso!

A frase que mais escuto quando o tema é saúde, diz respeito ao exame de toque: meu pai não quer fazer o exame, meu marido acha desconfortável, meu irmão fica envergonhado, meu tio não quer nem saber, fazem piadinha com o médico....E logo vem a pergunta: como estimular a pessoa a cuidar de si e da sua saúde?

Eu sou um dos piores exemplos para dar dicas nesse sentido, pois demorei 11 anos para decidir fazer uma cirurgia de hemorroidas, que só foi realizada em emergência. Sabe o medo que eu sentia? Tive que engolir! Sabe o preconceito que apareceu? Nem me lembrava nisso nos cinco dias que fiquei no hospital por conta de 11 anos de postergação irresponsável. O médico me disse: você demorou sem necessidade, poderia ter sido mais tranquilo!

E hoje, depois de mais de um ano da cirurgia, nem me lembro dela, aí penso: como fui bobo em não fazer, já que tive pólipos, inÍcio de câncer, na área, há 8 anos atrás! Imagina se eles se transformam em algo mais grave e a situação se complica? Poderia nem estar aqui escrevendo esse artigo!

A cirurgia foi bem pior do que o exame de toque, que aliás, eu já tinha feito há muito tempo! Sem falar da colonoscopia! Perdi tempo e poderia ter resolvido antes! Mas sabem como é: nunca dá tempo, deixa pra depois, nem quero pensar nisso, vou levando, não vai dar nada! Precisei estar com uma obrigação médica pra fazer? Que vergonha!

E você? Vai esperar também? Sabia que as pessoas desistem e cansam de te falar o que é bom para você? Saiba que elas se sentem desprezadas por verem quem ama não se cuidar? Saiba que vergonha é não assumir a si?

Num dia desses observei um amigo convencendo o seu pai. Sabe o que ele fez? Olha só, bem interessante: ele descobriu, o que muito de nós já sabem, que o pai dele escutava mais os seus próprios amigos, do que a família. Pois ele descobriu quem eram os amigos, descobriu o telefone de cada um, ligou e se identificou como filho do fulano, marcou uma hora com cada um, e pediu que eles ajudassem ao pai a fazer o exame.

Sabem o resultado dessa história? Os amigos montaram um encontro e convidaram um médico amigo e uma enfermeira. O médico se prontificou em fazer o exame em todos os que quisessem e a enfermeira dava um beijo na bochecha dos corajosos! Sabe o que aconteceu: Sabe quantos fizeram o exame? Todos!!!!!!!!!!! Hahahahaha!

Então, temos que ser espertos com quem é esperto em driblar a sua própria saúde! A mesma flexibilidade e tarimba que usamos nos negócios, podemos usar pro bem, desde que não prejudique ninguém! Quem vai saber!!!!

Nos relacionamentos e na vida temos muito a aprender e ensinar! Podemos ser estratégicos em beneficiar alguém. Por que não? Se é por amor, vale! Não se trata de mentira e sim de influência!

Imagina se um dia inventarem que tomar viagra previne câncer! Mesmo que seja por brincadeira, hajam cardiologistas de plantão pra tanto exame!!! Com humor, alegria, inteligência e o bem maior como foco, temos muito a agregar! Vai um beijinho de enfermeira aí?


 

Para saber mais sobre a campanha de prevenção ao câncer de próstata, leia a entrevista do TP com o urologista Lucas Lampert aqui: http://migre.me/s8nrv