QUEIMADURAS DE PELE: FESTAS JUNINAS EXIGEM ATENÇÃO

Dermatologista alerta para os riscos com o manuseio de fogos de artifício

Festas juninas são algumas das melhores formas de se divertir em uma época do ano marcada por comidas típicas, músicas alegres e... fogos! É aí que vem um alerta muito importante. A crença, o folclore e a tradição envolvem diversas brincadeiras. Para muitas pessoas, marcada por estalinhos (brinquedos com pólvora), pular fogueira, soltar balões e estourar fogos de artifícios.

Neste contexto, vem uma preocupação da dermatologista Gabrielle Adames, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para que as pessoas tenham conscientização com os riscos de manusear, inadequadamente, artefatos explosivos. "O uso errado pode causar lesões e acidentes, como queimaduras na pele (primeiro, segundo, terceiro grau) até mesmo amputações, perda de visão e lesões auditivas”, enfatiza.

 

Entre 2007 e 2017, foram registrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mais de 5,6 mil internações, em decorrência de acidentes provocados por queima de fogos de artifício. A dermatologista alerta ainda, que em caso de acidentes de pele, a orientação é que procurem imediatamente cuidados médicos, evitando passar pomadas, clara de ovo e creme dental. O ideal é lavar apenas o ferimento com água corrente e não tocá-lo. “Toda a orientação, deve ser assistida pelo médico especialista”, resume Gabrielle Adames.