QUE TAL, TRÊS PROGRAMAS DE VERÃO QUE NÃO SÃO NA PRAIA?

Opções que não incluem litoral podem satisfazer durante as férias da estação quente

Só quem vive no Rio Grande do Sul é capaz de entender o calor que faz no estado, sempre lembrado pelo frio por quem é de fora. Alguns dias nos fazem acreditar, inclusive, que o segundo sol do Nando Reis já chegou. A praia é o destino mais lembrado, mas nem sempre é possível se jogar nas ondas do mar. Ou os compromissos exigem a permanência na cidade ou o orçamento não comporta longos períodos à base de água de coco. 

Por isso separamos três dicas para quem quer (ou precisa) curtir o verão longe da areia e das ondas. 

Rafting no Rio Paranhana

Quem já pensou em topar o desafio de descer as corredeiras do Rio Paranhana a bordo de um bote inflável? O combo água gelada e experiência transformadora é a fórmula perfeita para um dia quente de verão. Em Três Coroas, distante apenas 100km de Porto Alegre, o Raft Adventure Park oferece uma estrutura completa de segurança e aventura sob a coordenação do atleta olímpico Leonardo Selbach.

Os visitantes também podem aproveitar o dia para outras atividades como paintball, tirolesa, rapel, aquaball, arco e flecha, trilha ecológica, áreas para lazer e churrasco. Informações e reservas pelo telefone (51) 99613-9232. https://www.raft.com.br/

Colher uvas direto do parreiral

Entre janeiro e março as paisagens se transformam na região Uva e Vinho, na Serra do Rio Grande do Sul. É a época da vindima, período de colheita das uvas nos parreirais. Conhecida por sua vocação para a produção de premiados vinhos, a região também atrai milhares de turistas em busca do turismo de experiência. Visita ao parreiral, colheita e pisa das uvas, curso de degustação, almoço harmonizado, lanche típico (merendim) e visita a caves são algumas das atrações que fazem parte da programação da vindima.

Nesta época a paisagem natural da região se enriquece, coberta pelos verdes parreirais repletos de frutos com cores e tipos variados de uva, e no ar o perfume inconfundível e tentador. Tão tentador que é difícil resistir à possibilidade de participar do ritual através dos roteiros de vindima pelas principais localidades produtoras de Bento Gonçalves. Além de valorizar o trabalho realizado pelos vitivinicultores ao longo do ano, a Vindima é uma possibilidade da comunidade e dos turistas reviverem costumes e memórias dos colonizadores italianos da região.

A Giordani Turismo e Eventos, agência e operadora de turismo com raiz em Bento Gonçalves e preocupada em difundir a valorizar a cultura e aspectos locais,  montou, em parceria com vinícolas locais, quatro diferentes roteiros para viver a experiência. Os passeios acontecem até 7 de março. Informações e compras pelo (54) 3455.2788 ou no site  www.giordaniturismo.com.br

Gramado de outro ponto de vista 

Para aqueles que acham que já viram tudo que Gramado tem para oferecer, é hora de conhecer a região da cidade que deu origem ao segundo destino mais procurado do Brasil. A apenas 14km do centro, o parque Olivas de Gramado reúne plantio de oliveiras, trattoria, turismo rural, trilhas ecológicas e, a parte favorita da criançada, fazendinha com mini animais. O empreendimento é o primeiro parque de olivoturismo do Rio Grande do Sul. São mais de 150 hectares com 12 mil mudas de oliveiras plantadas de cinco diferentes variedades. Se o visitante não conhece os diversos tipos de oliva não tem problema: no parque é possível participar de aulas com degustação sensorial de azeite e, em seguida, fazer um tour guiado pela propriedade para ver na prática o que aprendeu. 

Já a gurizada se diverte com os moradores da fazendinha de mini animais. São coelhos, pôneis, porquinhos, cabras e outros amigos do mundo animal que moram em casinhas coloridas com uma vista privilegiada para o cânion Pedra Branca. Para curtir a paisagem em clima de férias, o Olivas de Gramado oferece cestas de piquenique com produtos coloniais e toalhas xadrez para sentar em frente à vista espetacular, que fica ainda mais mágica ao pôr do sol. Mas há também um almoço típico dos imigrantes para saborear a gastronomia local. 

Os ingressos para acessar o parque custam R$ 60 por pessoa e inclui acesso a todas as áreas do parque, degustação sensorial de azeites e tour guiado pela propriedade. O Parque abre diariamente, exceto nas quartas-feiras. Informações e reservas em pelo telefone (54) 3422-1382.