O QUE VESTIR NOS DIFERENTES AMBIENTES DE FESTAS DE FIM DE ANO?

  • 21 de Novembro, 2018
  • |
  • Moda
  • |

Especialista dá dicas para quem quer valorizar o biotipo e estar adequada aos variados tipos de festejos

A expectativa das comemorações do final de ano chega também com a necessidade de planejar o que vestir. Os encontros são variados e costumam ter características bem específicas: a festa da firma, o amigo secreto no restaurante, uma reunião informal no sítio e ainda aqueles ambientes mais formais. Então, o que usar? O Temas Preferidos conversou com quem entende bem do assunto e faz de seu conhecimento uma forma de ajudar as pessoas a entenderem melhor seu tipo físico e aprender a explorar tudo isso da melhor forma possível. A consultora de moda e estilo Claire Kalinoski explica aqui tudo para que você arrase nas festas de final de ano mas que, antes de tudo, esteja bem consigo mesma. “Estamos vivendo um momento de liberdade de expressão muito bacana, onde o dress code ideal é aquele que veste tua personalidade, essência e te faz se sentir linda e segura”, afirma. No que se refere a tendências, ela diz que entre as peças que mais se destacam e transmitem elegância para as festividades de final de ano estão os vestidos no comprimento mídi, macacões longos ou na modelagem pantacourt. “Mas é fundamental escolher a roupa de acordo com seu biotipo e a mensagem que deseja transmitir”, completa Claire que é formada em consultoria de imagem e morfologia pela Ecole Supérieure de Relooking.. Acompanhe os principais trechos desse bate-papo super bacana.

Temas Preferidos - Vamos falar na tradicional festa de confraternização da firma. Quando se trata de um ambiente mais formal, quando a festa se estende dentro da própria empresa depois do expediente, que tipo de roupa é adequada?
Claire Kalinoski -
O ideal é focar no dress code da empresa. Se no seu ambiente de trabalho todos usam roupas formais é importante lembrar disso na hora de escolher um look para a confraternização da empresa. Opte por por não sair muito do padrão de vestimentas do dia a dia, aposte em acessórios e um toque mais sofisticado, faça um penteado diferente, uma maquiagem mais elaborada. Evite exageros, nada de decotes, brilhos e acessórios muito grandes.

TP - E quando a festa ocorre na casa do chefe, por exemplo, um jantar em que não há muito espaço para música alta e dança e, digamos que as pessoas devem estar "mais contidas"?

CK - Por se tratar de um ambiente familiar e mais acolhedor, é interessante focar em peças confortáveis. Você pode colocar aquele jeans com cós mais alto e apostar em um salto pra criar um efeito de look casual e moderno. 

TP - Festas em família costumam ser mais descontraídas, nesse caso, vale quebrar qualquer regra e deixar o conforto falar mais alto ou é possível estar confortável e dentro das tendências ao mesmo tempo?

CK - O combo estilo + conforto é totalmente possível. Neste caso, trocar o salto por uma sapatilha de bico fino ou até mesmo um tênis com aquele vestido mais “chic” vai causar um efeito de visual despojado, moderno e criativo. 



TP - A mesma descontração pode valer para festas ao ar livre, em sítios ou chácaras, por exemplo. Nesse caso, é preciso combinar a roupa "de início de festa", com outra mais informal, muitas vezes um biquíni ou maiô, quando o local permitir. Como fazer essa combinação?

CK - Uma ótima opção é apostar no maiô, uma peça que está super em evidência podendo ser usado tanto na praia e piscina, quanto num final de semana mais descontraído, num almoço de domingo ou num encontro com as amigas no final de tarde. O maiô preto é sempre uma excelente opção, combine com jeans e uma rasteira mais arrumadinha, o visual fica moderno e elegante.

TP - Festas mais formais em clubes ou sociedades também são  comuns de ocorrer para celebrar final de ano. O que usar para escapar do tradicional “tubinho preto”?

CK – O tubinho preto é atemporal, versátil e se escolhido de acordo com o seu biótipo, não tem erro. Mas se você quiser ousar um pouquinho, opte por peças em alfaiataria, como terninhos, e aposte no tom off white. O visual fica muito elegante. 

TP - E no que se refere a cores, ainda vale seguir aquela velha orientação dos significados da escolha das cores para a roupa para a entrada do ano, tipo "amarelo para ganhar muito dinheiro"?

CK - O ideal, antes de fazer a sua escolha, é entender como ela reflete no seu rosto, ou seja, se te favorece, te ilumina ou se te apaga e envelhece. O teste de coloração pessoal é incrível e te direciona a escolhas assertivas que refletem tua beleza natural, a mensagem que realmente deseja transmitir e as energias que quer receber.