MÃE! QUERO ABRIR UM NEGÓCIO!

Educar para a autonomia é assim: ensinar a pescar e não dar o peixe gratuitamente. É ajudar na construção de um pensamento crítico

Por César Silva*

- Como assim, filha!? 

- Mãe! Tem uma oportunidade com inteligência artificial que quero aproveitar! 

- Inteligência Artificial? Como assim? 

- Sim mãe! Tem um curso na internet que vou fazer para aprender e mexer com isso! Já pensei em inventar uma inteligência artificial que seja colocada nos cachorros, nos ursos, nas bonecas que tenho, para testar, e depois vender nas lojas! 

- Vender para quem, filha? 

- Para as crianças que compram esse tipo de produto! No vídeo explica bem como funciona esse mercado e as possibilidades. Já pensou, posso educar as crianças com meu programa? 

- Educar? 

- Sim! Não é todo mundo que tem pais como eu tenho e, com o que aprendi, posso falar a língua delas! 

- Língua? 

- Mãe! Está me "tirando"! 

- Como, assim filha?!?!?! 

- Você está ou não está entendendo o que eu estou falando? 

Por mais que a mãe tentasse, a preocupação tomava conta. Ela já queria abrir um negócio com 11 anos de idade? Ela não sabe nada da vida e nem dos negócios!! Como aceitar algo assim!! 

- Não, filha! Quero entender o que você está falando! Uma pergunta: de onde vem o dinheiro para pagar o curso? 

- Mãe! Está me tirando de novo! É gratuito!!! 

- E você acredita que com um curso gratuito você vai concorrer com todo mundo? 

- Ai, mãe! Olha aqui! Todo mundo está fazendo esse curso!! Tem a versão paga! Mas com a quantidade de informações na internet, faço eu mesma. E tem o vídeo de uma menina com 16 anos que foi contratada pela Microsoft para desenvolver um programa que controla as coisas pela mente! 

- Filha! Sabe o que envolve abrir um negócio? 

- Uma ideia, propaganda e venda? 

- Não é só isso filha! Envolve dinheiro, investimento, tempo, toda burocracia e aceitação das pessoas. Não é porque desejamos que as pessoas vão comprar!  

- Mas não é o que o vídeo diz, mãe! 

- Nem todo vídeo diz a verdade. Nós te ensinamos a refletir e pensar antes de fazer, não foi filha? 

- Sim, mãe! 

- Aprender é ótimo! Queremos que você avance em muitas coisas! Aprenda e crie o que puder. Mas para virar negócio é mais complicado! Podemos ir conversando! Monta tua ideia! Pesquisa sobre Startup´s! Depois de você estudar a gente conversa. Pode ser filha? 

- Mãe! Me diz uma coisa! Por que a gente demora a crescer? 

A mãe caiu na risada e as duas se abraçaram fortemente. Situações como essas são muito comuns nos dias de hoje e a maioria dos pais não sabe como agir nesses momentos. 

Em realidade, nesse mundo novo, há muito o que aprender e evoluir, sem cercear e restringir, coisas do passado. Educar para a autonomia é assim: ensinar a pescar e não dar o peixe gratuitamente. É ajudar na construção de um pensamento crítico, focado em um propósito que seja útil percebido assim por alguém. 

- Mãe! Olha aqui! Esse negócio de Startup está bombando!! Acho que vou mudar de ideia! 

- Isso aí filha! Pesquisa bastante e vamos conversando! Posso te ajudar com o que você quiser, mas também preciso te dizer como o mundo real funciona! 

César Silva?é  Escritor, Palestrante, Professor, Consultor e Mentor de Negócios PMBM®, Autor do e-book Inspirando Rumos - Histórias, lançado pela editora Temas Preferidos.