INVERNO, TEMPO DE ACOLHIMENTO E INTROSPECÇÃO

A estação convida a silenciar e mergulhar profundamente em nós. Convida a olhar para nossa sombra, com amor, carinho e acolhimento

*Por Jeania Romani

Somos todos natureza, somos todos um! E quando observamos a natureza, fica mais fácil de compreendermos a nós mesmos. Aqui no Brasil começou o inverno, período em que naturalmente ficamos mais introspectivos. É nessa época do ano que os animais hibernam, que as flores se recolhem, que as árvores perdem suas folhas, que há pouca luz. Por isso mesmo, o inverno nos convida a silenciar e mergulhar profundamente em nós. É um convite a olhar para nossa sombra, com amor, carinho e acolhimento.

Segundo a Medicina Chinesa, o inverno é de natureza Ying, isso quer dizer que é natural nos sentirmos mais lentos, sem disposição, pensativos, mas também mais intuitivos e amorosos. É importante lembrar também que a diminuição do trabalho por parte do corpo não é sintoma patológico e sim uma adaptação do organismo à estação em questão, nosso corpo está armazenando energia. O inverno propõe um resguardo, para que possamos organizar e armazenar energia para aproveitarmos estações de maior expansão, como a primavera e o verão.

O desafio ocorre porque nós não estamos habituados a olhar para dentro de nós mesmos e, portanto, esse período pode parecer mais difícil. Perceber que estamos menos produtivos pode ser um desafio, já que a sociedade pede isso e nós nos cobramos isso. Andamos sempre ocupados com demandas externas e, quando percebemos, nos surpreendemos em meio a tanta desorganização interna. Mas relaxe! Aproveite o inverno! Somos natureza e esse período é extremamente importante também.

A introspecção é um momento lindo, onde podemos perceber o que ocorre dentro da gente, nossos sentimentos, emoções, sombras e também luz. É o momento de se abraçar, se acolher, ficar em silêncio e fazer o que queremos e gostamos.

Descobrir-se enquanto ser único e aceitar-se como se é faz parte do lindo processo do autoconhecimento, que se dá apenas no momento em que voltamos nossa atenção para os movimentos internos e observamos as experiências vivenciadas de outro ângulo. O inverno proporciona esse movimento de introspecção e, se soubermos aproveitá-lo com aquilo que ele nos oferece teremos muito a aprender sobre nós mesmos!

Então nesse inverno compreenda que está tudo bem ficar mais introspectivo, pensativo, caseiro. Acolha-se! Talvez você precise revisitar conteúdos internos, revisitar sentimentos, reaprender a ser você. Aproveite esse momento, cuide-se!

Autocuidado, autoamor, acolhimento e resguardo de energia, regem esse período. E logo chega a primavera para que a gente floresça novamente! Lembre-se, nós somos natureza!!!

Pra quem quiser aproveitar esse período, vamos refletir bastante em nossas rodas de cura, usando a técnica do Thetahealing, que já comentei por aqui. Teremos ainda esse mês duas edições sobre relacionamentos:

29 de junho, às 8h30, no Marjari Yoga, em Dois Irmãos.

E dia 02 de julho vamos falar sobre confiança! A divina arte de confiar e soltar o controle. Será no Maktub, em São Leopoldo.

Mais informações sobre as rodas de cura, atendimentos individuais no Whats App: (51)98119.9646

Acolha-se! Inverne-se! Ame-se!

Ahow! Gratidão!

*Jeania Romani é jornalista, reikiana, terapeuta thetahealer e está em fase de conclusão de estudos em terapias holísticas.