FOGUEIRAS E FOGOS DE ARTIFÍCIO: REDOBRE OS CUIDADOS

Tradicionais festas juninas podem oferecer riscos à população se cuidados básicos não forem observados

O mês de junho traz consigo não só a marca da chegada do inverno, como também as tradicionais festas juninas que animam as pessoas em todo país. Fogueiras, balões, fogos de artifícios e bebidas quentes são itens tradicionais do evento, que se não manuseados com atenção e responsabilidade, podem tornar a festa um local perigoso.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), dão conta de que, nesta época, é comum que as brincadeiras relacionadas ao fogo acabem em acidente, pois muitas pessoas passam dos limites, não respeitando a sua segurança e de quem está por perto.

Segundo o traumatologista, especialista em cirurgião da mão e membro da SBCM, Dr. Erik Carvalho, as mãos são os principais membros atingidos nos acidentes com fogos de artifício. Carvalho afirma que é de extrema importância estar atento às indicações do produto e seguir rigorosamente o manual para utilização dos mesmos.  "Além de possíveis mutilações, como perda dos membros em explosões causadas acidentalmente, o indivíduo pode ter queimaduras no rosto e desenvolver problemas de visão e audição.

Em caso de acidente que envolvam queimaduras, Erik explica que algumas medidas são fundamentais, como lavar com água corrente em abundância o local afetado. "Não se deve aplicar creme dental, hidratantes e outros produtos industrializados, sem a indicação de um médico", afirma o especialista.