EU QUE FIZ! O PRAZER DE PREPARAR ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Nutricionista dá dicas para aprender a fazer a comida em casa e desfrutar de momentos prazerosos à mesa

Quando adquirimos bons hábitos alimentares, de olho em uma vida saudável e longe de doenças causadas por excessos de gordura e carboidratos, entre outros perigos, começamos a pensar melhor na origem do que consumimos. Por isso, nada melhor do que encontrar uma forma de preparar os próprios alimentos em casa, na companhia da família. É comum as pessoas reclamarem que não encontram tempo ou inspiração para preparar alimentos saudáveis e acabam trocando o que poderia ser uma experiência encantadora por idas a fast foods ou escolhas erradas no supermercado.

Mas, isso é possível e, com um pouco de organização, transformar o preparo de alimentos saudáveis em puro prazer, passa a ser parte de uma deliciosa rotina. Acompanhe as dicas da nutricionista Adriana Pauletti Corsetti. “As pessoas perdem a oportunidade de fazer da hora do preparo dos alimentos um momento de reunião em família ou amigos. Cozinhar é uma forma de demonstrar amor pelo outro, dedicando tempo e energia para preparar algo para agradar ao outro”, diz a nutricionista.

COMO SABER O QUE É SAUDÁVEL

No lugar disso, continua, muitas vezes, acabam optando pela praticidade, comendo qualquer coisa e intoxicando seus corpos, o que, além de causar danos ao organismo, deixa os níveis de energia super baixos, sem disposição para mais nada.

Mas, o que é alimentação saudável? Como saber o que preparar e o que levar à mesa? De acordo com Adriana, alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes que nosso organismo necessita. Ou seja, tão variada que não permite que faltem vitaminas, minerais, calorias.

Então, vem a pergunta: é fácil pensar em uma refeição completa, com todos os nutrientes, sendo 100% focada nessa questão de ser saudável? Para Adriana, é muito tranquilo. Não precisamos pensar em super preparos. O importante é se preocupar em ter pelo menos cinco cores no prato, e cuidar a quantidade de alimentos processados que serão incluídos, devido aos altos teores de sódio, gorduras e calorias vazias, ou seja, aquelas que não nos fornecem nada além de calorias.

AS CILADAS DA HORA DO LANCHE

Quando se pensa em alimentação saudável, um dos momentos mais “perigosos” do dia é quando chega a hora do lanche. É aí que podem surgir as maiores ciladas, já que os industrializados são  os itens que estão à mão mais facilmente na hora de driblar aquela fomezinha no meio da tarde, por exemplo. “É também nesses momentos que entram os alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas ou trans e nas tais calorias vazias. Os farináceos e doces costumam ser os preferidos dos lanches, devido à praticidade e intensidade de sabores.

Tão prático quanto eles são as frutas secas, oleaginosas e barras de cereais, por exemplo. Existem também muitas receitas rápidas, fáceis, saborosas e nutritivas, que demandam pouco tempo de preparo e garantem uma composição nutricional muito superior”, alerta a nutricionista. E ela completa: muitas vezes as pessoas acham que é difícil de alimentar bem. Não é difícil, exige apenas um pouco de disciplina e organização. Um dos exemplos disso é o Bolo Integral de Banana, que Adriana ensina aqui como preparar. Uma deliciosa receita para aquele momento em que bate a vontade de um docinho no meio da tarde, ou mesmo para começar o dia. Aproveite!

Bolo Integral de Banana

  • 4 ovos inteiros

  • 6 bananas caturra cortadas em rodelas

  • 1/2 xícara de chá de óleo de coco ou de canola

  • 1/2 xícara de leite desnatado

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral

  • 1 xícara de chá de aveia

  • 1 xícara de chá de açúcar de coco ou mascavo.

  • canela para salpicar

  • 1 colher de sopa de fermento em pó

  • Linhaça, chia etc a gosto

Modo de Preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liqüidificador com apenas 1 banana, coloque em forma untada com óleo e farinha

  2. Ponha as rodelas de banana sobre essa massa e salpique com canela

  3. Assar em forno pré-aquecido, a 180° por aproximadamente 50 minutos