ENTIDADES DO VALE DO SINOS/RS AUXILIAM NA RECUPERAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU DE MUÇUM

  • 29 de Fevereiro, 2024
  • |
  • Cultura
  • |

ACI, Abrameq e Fundação Scheffel vão atuar na força-tarefa para recuperar obras danificadas em enchentes no ano passado

A ACI, a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e a Fundação Scheffel integram a força-tarefa constituída para recuperar o acervo do Museu Padre Luccino Vieiro, de Muçum, no Vale do Taquari, que ficou submerso durante as enchentes que atingiram a região, em setembro do ano passado.


Na última sexta-feira, 23, as empresas Master e Erps receberam quatro máquinas de costura para serem recuperadas, em ação coordenada pela Abrameq, pela ACI, através do Comitê de Educação e Cultura, e pela Fundação Scheffel. A mais antiga é uma máquina de costura para sapateiro Singer de 1919. Um dos modelos será exposto no estande da Abrameq na Fimec, de 12 a 14 de março, no Corredor E, próximo à Fábrica Conceito.

As duas empresas haviam sido responsáveis pela recuperação de máquinas da fábrica de Calçados Beira Rio em Roca Sales, localidade também atingida pelas cheias em setembro de 2023.

Inaugurado em 1939, o prédio do Museu Padre Luccino Vieiro recebeu intervenções após ser inundado. A primeira limpeza removeu a lama acumulada durante as cheias do rio Taquari e, em seguida, o telhado foi substituído. A reconstituição do acervo é coordenada pela museóloga Dóris Couto, do Museu Júlio de Castilhos, e pelo arquiteto Eduardo Hahn, da Secretaria de Cultura do Estado (Sedac). Em Novo Hamburgo, o curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer, coordena o trabalho de restauração.

Quando as obras estiverem finalizadas, o museu vai receber um novo projeto expográfico, que está sendo elaborado por técnicos da Sedac. Além disso, painéis doados pelo Palácio Piratini serão instalados e a documentação das peças será refeita, incluindo o Livro de Tombo.

Um grupo de voluntários está sendo constituído para viabilizar o trabalho de recuperação. Estudantes e profissionais da área de museologia, conservação e restauro podem se cadastrar para atuar em situações pontuais, pelos e-mails museujuliodecastilhos@gmail.com e museuscheffel@yahoo.com.br.