DICA DE LEITURA: POR QUE VOCÊ DEVE LER A MENINA DA MONTANHA

História indicada por Barack Obama inspira ao relatar a trajetória de Tara Westover

*Por Aline de Melo Pires

A vida nos impõe muitas barreiras, dificuldades que podem fazer com que os desejos e sonhos sejam deixados de lado. Ou não. A história de vida de Tara Westover mostra que é possível sim nadar contra a correnteza que insiste em direcionar nossa existência e condicionar nossa vida.  

A Menina da Montanha mostra o poder de um sonho, da força de vontade e da busca pelo conhecimento, pela educação e pelo saber. Trata-se da história da menina que cresceu no estado de Idaho, nos Estados Unidos, e pisou em uma escola pela primeira vez aos 17 anos. Mas fez seu caminho até chegar ao doutorado em Cambridge. 

As entrelinhas deste primeiro parágrafo nos leva a uma das histórias mais fantásticas que li na vida. Uma força de vontade e uma resistência que talvez a própria Tara desconhecesse ter. Não é à toa que este livro, publicado no Brasil pela Editora Rocco, é uma das obras mais aclamadas no mundo sendo indicada pelo ex-presidente dos EUA, Barack Obama.

Criada em um rígido sistema, Tara cresceu diante da visão radical de seu pai diante da realidade totalmente influenciada pela religião. Por ele não acreditar na medicina tradicional, ela e seus quatro  irmãos jamais iam ao médico, nem tomavam vacinas. Também não iam à escola, recebendo a educação básica em casa, de sua mãe. 

Para o patriarca dos Westover, o governo e tudo ligado a ele eram vistos como ameaça e contra os desejos e desígnios de Deus. Por conta desse radicalismo desmedido, Tara e sua família viveram anos de horror, limitações e muito sofrimento.

Mas, com força de vontade, dedicação e muito estudo, ela chegou à escola e posteriormente à universidade. Ao contrário das histórias em que não se sabe o final, ou grandes expectativas são criadas, A Menina da Montanha nos entrega seu desfecho logo na capa e isso não tira o brilho, nem o mérito da obra. Muito pelo contrário, o “recheio” da história é o que verdadeiramente nos encanta, nos conquista. Entender o meio, sabendo o fim, é o que nos inspira. Leitura e releitura que recomendo.

 

*Jornalista e editora do Temas Preferidos