DICA DE LEITURA | Política: o papel real, e possível, de cada cidadão

Livro Política é Para Todos apresenta uma visão simples e didática de questões fundamentais na vida de qualquer indivíduo

Por Aline Pires*

A gente vive uma época de pensamentos e atitudes polarizadas. Basta tentar entrar ou apenas observar rodas de conversa, sejam elas presenciais ou virtuais para perceber que é cada vez mais comum defender posicionamentos ou ideias sem base, por que sim e pronto. O pior de tudo é quando o ódio cego permeia essa ou aquela opinião, o que tende, quase sempre a ter somente um lado, e ninguém faz concessões. Assim, o conhecimento é o caminho para que opiniões se sustentem e argumentos sejam aceitos.
Por isso, falo aqui de um instrumento novo, mas que traz a base da nossa história para que possamos entendê-la melhor e defender nossas posições, com base no que é real, no que vale. O livro da advogada Gabriela Prioli, que sai pela Companhia das Letras**, traz um apanhado histórico sobre como funciona a política e qual o papel real e possível de cada cidadão no contexto em que vivemos. Política É Para Todos apresenta conceitos básicos desde o que é democracia até como funciona a aprovação de leis e as eleições. Um livro necessário, escrito de forma clara e acessível.

O que é uma democracia e para que serve uma constituição? Quais são as atribuições de cada uma das três esferas de poder e como garantir que elas se mantenham em harmonia? Como funcionam as eleições brasileiras e qual o papel das fake news nesse cenário? São algumas das questões apresentadas na contracapa e respondidas ao longo dos capítulos organizados do livro.

Como ela cita na introdução do livro, “o assunto (política) parece onipresente e não existe mais espaço real ou virtual em que não pipoquem bate-bocas acalorados sobre o que está acontecendo no mundo da política.”

Este livro pode ajudar a clarear conceitos, entender processos e, muito importante, estimular o questionamento, o bom debate.

Para muitos leitores, a obra de estreia de Gabriela Prioli pode ser uma porta. Há muitas outras possibilidades e isso é, inclusive uma ideia defendida pela própria autora: precisamos cada vez mais buscar fontes diferentes de informação, checar, duvidar até encontrar a verdade. Ela é possível. Pode acreditar.



**Agradecemos à editora Companhia das Letras pelo envio do exemplar de Política É Para Todos


*Jornalista e Diretora de Conteúdo do Portal Temas Preferidos