DIA DO CHOCOLATE: TERAPEUTA SEXUAL FALA DA DELICIOSA RELAÇÃO COM O PRAZER E BEM-ESTAR

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), 75% dos brasileiros consomem chocolate, 56% são mulheres e 35% preferem chocolate a qualquer outro alimento

Que o chocolate está diretamente ligado ao prazer, todos sabemos. Afinal de contas, poucos desconhecem a sensação que um bom chocolate é capaz de proporcionar. E com o passar do tempo, essa iguaria acabou sendo associada a momentos a dois, a presentes, podemos lembrar da clássica caixa de bombons em forma de coração... Pois, neste 7 de julho, quando se comemora o Dia do Chocolate, apresentamos aqui algumas curiosidades apontadas pela sexóloga Carla Geane, que faz esta deliciosa relação entre o chocolate e os gatilhos do prazer.

Apesar de não existir oficialmente um acontecimento ou algo que justifique a escolha dessa data, há quem diga que é por conta da chegada do chocolate na Europa no século XV, já que, até então, o chocolate só era utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), 75% dos brasileiros consomem chocolate, 56% são mulheres e 35% preferem chocolate a qualquer outro alimento. Com o tempo, a iguaria foi se tornando um símbolo de sensualidade e conquistando cada vez mais o título de alimento afrodisíaco.


De acordo com Carla, que é terapeuta da INTT Cosméticos, o chocolate tem compostos estimuladores de neurotransmissores capazes de proporcionar sensações de prazer e bem-estar. Por isso, diz ela, muitas pessoas acreditam que comer chocolate faz o indivíduo ficar mais animado ou deixar o momento de intimidade do casal ainda mais prazeroso.

Além dos compostos que estimulam os neurotransmissores, o chocolate tem zinco, famoso mineral que influi nos hormônios sexuais, além de magnésio, responsável pela sensação de relaxamento enquanto o saboreamos.


E quanto mais cacau tiver o chocolate, mais a libido aumenta, devido a quantidade de feniletilamina, hormônio da paixão, ser maior. Apesar da forte ligação entre chocolate e prazer sexual, é preciso tomar cuidado na hora de incluir alimento no momento de intimidade do casal. “Dependendo do chocolate, pode até causar alguma lesão no órgão sexual, além da questão de higiene e riscos de contaminação, portanto, o ideal é utilizar cosméticos produzidos especificamente para serem utilizados durante o sexo, dando prioridades para aqueles com embalagem pump, pois o ar externo não entra na embalagem”, ressalta a terapeuta sexual.


Outro ponto que faz com que a ligação sexo e chocolate fique ainda mais forte é que o chocolate libera o neurotransmissor dopamina, ou seja, aquela sensação de prazer após executar uma tarefa. Para adoçar o momento de intimidade, o chocolate não precisa ser usado literalmente durante uma transa, o casal pode antes preparar um cardápio com frutas sugestivas como morango e saborear junto, enquanto um serve o outro ,e pode até passar as frutas através da boca para o parceiro (a).


“O chocolate se tornou um alimento bastante ligado ao sexo não só pelas suas propriedades nutricionais, mas por conta dos filmes onde mostravam casais se deliciando com uma sobremesa feita com o doce ou então aquela clássica caixa em formato de coração com vários bombons”, afirma Carla.

Quem quiser conhecer melhor alguns itens da INTT, pode acessar o site da empresa para conferir as diversas opções inspiradas no chocolate.