DELÍCIA DA ESTAÇÃO: O PINHÃO PODE SER ALIADO NA DIETA

Consumido em quantidades adequadas, contribui para a redução de peso e ainda tem grandes benefícios para a saúde

Inverno é sinônimo de comida quentinha, gostosa, no aconchego de casa. Mas também pode ser um período de armadilhas para ganhar peso. Calma. É possível, sim, encontrar delícias da estação aliadas a quem quer manter a atenção à alimentação equilibrada. 

O pinhão é um dos exemplos! Trata-se de um alimento saudável e que pode ajudar no processo de perda de peso e ganho de massa muscular, desde que consumido em quantidades adequadas. Além disso, pode ser consumido antes da prática de exercícios físicos, já que se trata de uma fonte de energia e carboidratos complexos.

“Aproximadamente 100 gramas equivalem de 8 a 10 unidades, é a quantidade suficiente para obter os resultados benéficos”, diz a  nutricionista Luciana Badia, profissional que apresenta técnicas simples e super acessíveis para manter o equilíbrio quando o assunto é alimentação.

O pinhão, diz ela, tem inúmeros benefícios, a começar pelo baixo índice glicêmico, garantindo a saciedade por mais tempo e promovendo menos gordura acumulada. 

“O pinhão possui ácido pinoleico, que age como supressor de apetite”, afirma a nutricionista, ao ressaltar, ainda, que ele é rico em fibras, o que contribui para, além da maior saciedade, o bom funcionamento do intestino, fator determinante no processo de emagrecimento e para a saúde, de modo geral.

De acordo com Luciana, não há um horário mais indicado para o consumo do pinhão, e ele pode ser acompanhado, sem problemas, pelo tradicional chimarrão, chá ou café. E você pode optar tranquilamente pela versão cozida ou assada, tendo a certeza de que está consumindo, ainda, uma fonte de antioxidantes, responsáveis pela redução do risco de doenças e prevenção ao envelhecimento precoce. “Sem falar que o pinhão possui gorduras monoinsaturadas, boas para a saúde do coração”, completa a nutricionista. Então, bora preparar aquele pinhãozinho?