CORONAVÍRUS: 10 DICAS E ALERTAS SOBRE O USO E O MANEJO DE PRODUTO QUE AUXILIAM NO COMBATE

De acordo com a dermatologista Ana Paula Caramori, higienizar bem a pele e as mãos é sempre importante e, neste período de epidemia, se faz imperativo

A corrida para proteger-se do novo Coronavírus, principalmente, após a pandemia decretada, faz com que muitas informações sobre o assunto – nem todas verdadeiras – circulem nas redes sociais. Mas afinal, quais os produtos que podemos usar na pele e nas mãos capazes de eliminar o vírus? De acordo com a médica dermatologista Ana Paula Caramori, o método mais eficaz para diminuir a transmissão do Coronavírus, é o uso de água e sabão ou álcool gel. De acordo com a médica gaúcha, higienizar bem as mãos é sempre importante e, neste período de epidemia, se faz imperativo. "A nossa pele, através de nossas mãos, pode trazer os microorganismos presentes nas superfícies, para o nosso rosto e mucosas". Sobre os produtos, que entram em contato com a pele, capazes de eliminar o vírus, a dermatologista traz dicas e alguns alertas.

?  O que usar? Água com sabonete ou preparações alcoólicas?

A higienização das mãos com preparações alcoólicas e com água e sabão são igualmente eficazes. Quando as mãos estiverem visivelmente sujas, água e sabão deverão ser utilizados. 

?  Que tipo de álcool usar?

As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois possuem emolientes e concentração média de 70% de álcool, o que é ideal para a ação bactericida.

?  E o álcool comum?

Borrifar álcool comum na pele não é uma boa ideia! Isso não é recomendado, pois pode causar irritação e microfissuras, facilitando a colonização de vírus e bactérias.

?  O silicone diminui a eficácia do álcool gel?

Não. O silicone - ou outros emolientes - diminuem o potencial de irritação da pele e não afetam a eficácia, desde que a concentração de álcool seja de 70%.

?  Qual sabonete usar? Comum ou bactericida?

Use o sabonete líquido comum. Não há evidência científica de que os sabonetes antissépticos sejam mais eficazes, para evitar a transmissão de doenças, em nível de saúde pública.

?  Qual a quantidade certa de produto?

Depende do tipo de solução usada e do tamanho da mão. Em geral, 2 ml do produto são suficientes. É importante que o produto contemple toda a superfície das mãos e que elas estejam úmidas no final do processo (no caso do álcool-gel).

?  E como higienizar de forma eficiente?

Não basta passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool-gel pelas mãos.

?  Por quanto tempo devemos ficar higienizando?

Com preparações alcoólicas (gel ou solução) 20-30 segundos. Com água e sabonete: 40 a 60 segundos. Lembre-se! É fundamental lavar em cima das palmas da mão e entre os dedos.

?  E as unhas também devem ser higienizadas?

Sim, é fundamental! Ao higienizar suas mãos, sempre busque também friccionar as pontas dos dedos na palma da mão, para que as unhas também fiquem bem higienizadas.

?  Quais são os erros mais comuns?

Muitas pessoas se esquecem de retirar joias, como anéis, antes de iniciar a limpeza das mãos. Sob esses objetos, frequentemente, acumulam-se microorganismos.