CONHEÇA O CLUBE DE LEITURA QUE FORTALECE LAÇOS DE AMIZADE E O AMOR AOS LIVROS

Amigas de longa data são unidas pela literatura, vinho e uma boa conversa, saiba mais sobre o Books and Wine Club

Mulheres falam. Mulheres debatem. Mulheres opinam. Mulheres evoluem. Mulheres são amigas. Mulheres lêem. E que tal juntar tudo isso em um animado grupo em encontros regados a um bom vinho, comida e muita cumplicidade? A culpa é da amizade que une 5 mulheres há muitos anos, mas nesse caso pode ser também da literatura. Criado há quase um ano, o Books And Wines Club simboliza tudo o que a abertura desse texto diz, unindo amigas em torno de debates sobre livros dos mais diversos temas mensalmente. Assim, na Semana da Mulher, também homenageamos as mulheres falando desse clube de leitura cheio de charme formado pelas arquitetas Victoria Bello Redecker (28 anos), Christine Vieira Beck (30) e Ana Colnaghi Enzweiler(28), pela advogada Heloisa Korb Bondan (28) e pela dentista Juliana C.K. Mattes (30).

Todas no grupo têm uma história muito parecida em relação a leitura. Sempre gostaram de ler e a ideia comum é a busca por aprimorar esse hábito. O clube foi criado de forma muito espontânea, a proposta era ter momentos de conversas interessantes, aprofundadas, que ganhava corpo à medida em que as amigas trocavam ideias sobre os livros que escolhiam. Desde o primeiro encontro, em junho de 2018, todas se engajaram. Quando o clube foi criado, escolheram 6 títulos que foram lidos até o final do ano, meta cumprida. Para elas, é um método simples e fácil de cumprir. Diante disso, resolveram dar continuidade em 2019.

Apesar da determinação de ler um livro por mês para que seja lido e discutido nos encontros, as amigas buscam encaixar a leitura em suas rotinas de forma muito natural e garantem não se tratar de um "peso", se alguma não consegue concluir, pula para o próximo, sem problema algum. No primeiro ano do clube, a escolha dos títulos foi feita de maneira bem aleatória, dois de literatura clássica, dois sobre desenvolvimento pessoal, um de ficção e outro de sociologia. A conclusão foi de que os gostos são bem variados e essa troca parece enriquecer e elas sabem que ainda há muitos a experimentar. Para 2019, juntam-se aos gêneros já citados finanças, física quântica e filosofia.

Os encontros mensais sempre ocorrem na casa de uma delas. Levam vinnho, pedem comida e os insights das obras lidas começam a surgir, o que aprenderam, a percepção individual e o gosto pelo gênero são os pontos principais. Por tudo isso, o nome Books And Wines não poderia ser melhor. Dá uma ideia de aprendizado (livro), mas também descontração (vinho). Assim, as amigas de longa data comemoram pois, se ler um livro já é algo maravilhoso, poder falar sobre ele entre pessoas queridas em um encontro regado a um bom vinho são atitudes que amenizam a crença de que ler é uma atividade solitária, e elas resolveram aprimorar esse hábito criando momentos de interação.

No começo, a ideia  era convidar mais pessoas para participar, mas com a falta de local fixo e datas, ainda é inviável. Por isso, elas criaram o perfil no Instagram (@booksandwinesclub). Com isso, incentivam a leitura e exercitam dicas e opiniões, recebendo feedback de outros leitores. E, dessa forma, essas amigas mostram como a literatura pode unir ainda mais pessoas que têm hábitos comuns, mantendo uma relação próxima e mais intimista. Apesar da vida de todas serem muito agitadas, a atividade no clube de leitura ganhou um espaço especial.

Já falamos aqui no Temas Preferidos também sobre outra iniciativa liderada por mulheres para incentivar a leitura e o debate. Saiba mais sobre o Leia Mulheres aqui.