COMO O SOBREPESO AFETA A COLUNA VERTEBRAL

Neurocirurgião Fernando Schmidt mostra como estar acima do peso pode acarretar sérios problemas que podem evoluir de dor na região lombar até a perda do movimento das pernas

Um dia a publicitária Amanda Fonseca, 37 anos, sentiu uma dor nas costas depois de tentar segurar seu filho, uma ação normal, em um dia como outro qualquer. A dor persistiu por dias, semanas. Até que ela procurou ajuda de um especialista e, depois de exames e uma série de investigações, o resultado: o excesso de peso estava prejudicando a coluna e o aviso eram as dores insuportáveis.

Há quem pense que o sobrepeso, a obesidade, prejudique somente outras áreas do organismo, que cause doenças do coração ou do fígado. Mas, não é por aí. A pessoa que está acima do peso pode ter muito mais problemas do que imagina. A base de suporte de nossa coluna são os músculos que circundam esta estrutura, principalmente os músculos abdominais. “O sobrepeso vai acelerar o desgaste dos discos intervertebrais e consequentemente a artrose das articulações posteriores. Os primeiros sintomas são a dor na região lombar que pode se tornar crônica”, explica o neurocirurgião Fernando Schmidt, ilustrando bem a situação de Amanda.

OBESIDADE CAUSA HÉRNIA DE DISCO

Segundo o médico (foto abaixo), que é especialista no tratamento de doenças da coluna vertebral, é ela a coluna, o principal órgão de sustentação do corpo humano. Assim, reforça Schmidt, a sobrecarga pela obesidade vai acelerar seu desgaste. As hérnias de disco podem surgir como consequência desta sobrecarga e provocar dores e perda dos movimentos nas pernas.

Mas, antes de pensar em qualquer tipo de intervenção cirúrgica e temer um procedimento desse tipo, o especialista, que atua tanto por cirurgias convencionais como por tratamentos minimamente invasivos, afirma que algumas atitudes bem simples podem afastar esses problemas e, consequentemente, as dores. “Evitar a vida sedentária tendo uma atividade fisica regular, tanto aeróbica como de musculação, mantém a pessoa no peso ideal e com musculatura tonificada”, diz Schmidt.

E foi exatamente isso o que aconteceu com Amanda, mudança de hábitos alimentares, acompanhamento de uma nutricionista e a prática de atividades físicas resultaram na perda de peso e na eliminação da dores, sem falar nas ameaças de outros tipos de doenças.  “Uma forma de levar a vida literalmente com mais leveza, um aprendizado que fica, muito além de um tratamento sem remédio”, diz a publicitária.

De acordo com o neurocirurgião, que atende em Novo Hamburgo (RS), dieta balanceada e exercicios físicos, como a natação e hidroginástica, são os melhores aliados da coluna vertebral. “Ensinar os jovens a ter boa postura e dormir em colchões ortopédicos, adequados ao seu peso e altura também são medidas importantes. Evite fumar”, aconselha o médico.