COMO CASAIS PODEM EQUILIBRAR ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Especialista afirma que é preciso reorganizar os gastos da casa, definir as principais prioridades e diz como o dinheiro deve ser preferencialmente investido

Uma das maiores preocupações dos casais atualmente é o orçamento doméstico. Com a crise que atinge a economia do País, acaba sendo inevitável ter que controlar o salário e saber distribuir os ganhos corretamente entre as prioridades de uma casa. Pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil mostra que, em apenas um ano, caiu em 20% o número de consumidores que conseguem fechar o mês com dinheiro sobrando. O levantamento mostra ainda que boa parte dos brasileiros reconhece a falta de organização para lidar com os próprios gastos.

“Principalmente em tempos de crise, o casal deve sentar e avaliar junto quais são as prioridades da casa e em que áreas o dinheiro deve ser preferencialmente investido. Uma boa conversa e a reflexão frente às contas podem auxiliar e muito na organização do orçamento de uma família”, explica o especialista em comportamento humano, Sulivan França.

SEM CONTROLE

A pesquisa ainda afirma que muitos consumidores brasileiros não controlam o quanto gastam, não sabem quanto pagam de juros, não se planejam para imprevistos, desconhecem o valor de seus rendimentos mensais e ainda assumem serem pessoas desorganizadas financeiramente. Para isso, algumas outras dicas podem ser importantes. “É preciso ter consciência da necessidade de um método organizado para gerenciar os recursos financeiros, pode ser um caderno de anotações ou até mesmo uma planilha de contas”, diz Sulivan.

Algumas das justificativas mais comuns para não ter esse tipo de comportamento em casa são a falta de disciplina, o esquecimento e a falta de tempo. “Tudo isso deve ser alterado caso a família opte por uma organização financeira sistemática. É importante que o casal decida junto a melhor solução”, conta o especialista.