BEM-ESTAR: NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E FOCO NA SAÚDE MENTAL INTEGRAM O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

Oncologistas incluem prática de ioga, musicoterapia e meditação como parte do tratamento integrado do paciente

Não é de hoje que a prática da ioga é vista pela medicina como uma grande aliada no tratamento de doenças crônicas e mentais. De acordo com um estudo de uma das principais instituições do mundo para o tratamento de câncer, a MD Anderson Cancer Center, a ioga pode ser uma grande aliada no tratamento de pacientes acometidos pelo câncer. Por isso, preste atenção nesta dica importante e espalhe para amigos e familiares. Veja que bacana a iniciativa inspiradora, e que pode ser uma referência para outras instituições, do Grupo Oncoclínicas, uma oportunidade de encontros gratuitos para agregar mais qualidade de vida à rotina de pacientes com câncer.

“O exercício reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e melhora o funcionamento do corpo. Ainda segundo as pesquisas, feitas com portadores de tumor de mama submetidas a sessões de radioterapia, foi comprovada a melhora na capacidade cognitiva, além de diminuir o cansaço e melhorar a capacidade do sono”, explica o oncologista do IHOC / Oncoclínicas, Noelle Wassano.



Para auxiliar no tratamento integrado do paciente com câncer, o Grupo Oncoclínicas passa a incluir, além da prática no tratamento dos pacientes, aulas de pilates, meditação, palestras com nutricionistas e psicólogos, para melhorar a qualidade de vida do paciente. “Nos encontros, que são semanais, falamos de sexualidade pós-descoberta do câncer, importância da musicoterapia, além de ensinar receitas saudáveis e mostrar como a alimentação saudável é uma aliada na prevenção e também no tratamento”, diz a médica.


A oncologista Dra. Juliana Scheffer destaca que, com base nos melhores níveis de evidência disponíveis atualmente, a American Society of Clinical Oncology (ASCO) recomenda para os pacientes oncológicos a realização de atividade física regular, sempre que possível, associada a alguma forma de terapia cognitivo-comportamental, além de técnicas de relaxamento como ioga, meditação e acupuntura.

“Sabemos que alguns agentes antineoplásicos são cardiotóxicos (podem ter efeitos adversos no coração) e entre as medidas não farmacológicas para prevenção destes, estão os exercícios aeróbicos, além do encorajamento do paciente a manter hábitos de vida saudáveis”, explica a oncologista da Oncoclínicas RS. Dra. Juliana afirma que, dentro da ioga, as técnicas de respiração proporcionam muitos benefícios, pois estimulam a busca pelo bem-estar físico, emocional e espiritual, e isso interfere positivamente na vida do paciente. Também, auxiliam a baixar a pressão arterial e a diminuir a frequência cardíaca. Gratuitos para todos os pacientes interessados, os encontros são ao vivo todas às terças-feiras, às 14h30, pelo Microsoft Teams.