ARTETERAPIA PARA IDOSOS: GARANTIA DE MOTRICIDADE E ESTÍMULO NEURAL

Trabalho direcionado vem sendo desenvolvido em Novo Hamburgo/RS e proporciona crescimento e interação social entre idosos

Ela começou a ser usada de maneira terapêutica no século 19, e desde então vem se mostrando uma técnica muito interessante para ajudar no tratamento de traumas e estresses. A arteterapia pode ser usada como técnica de saúde para várias idades, mas é fundamental que seja aplicada por um profissional habilitado. No caso dos idosos, como explica a arteterapeuta que trabalha há quase dois anos com a terceira idade, Roberta Machado, a atividade resgata a motivação, a sensação de capacidade, produtividade e criação. Além disso, resgata a autoestima e estimula a saúde mental.

De acordo com a especialista, além de trabalhar a questão motora e psicológica, a arteterapia também é uma excelente aliada ao estímulo da memória e cognição. "Quando o idoso é provocado a buscar soluções ao criar, pensar ou para planejar uma estratégia de execução, está estimulando seu cérebro e isso ajuda muito a manter a mente ativa", afirma.

Catharina Correa, 82 anos, não perde as aulas semanais por nada. Mesmo com artrose no dedo indicador, faz questão de comparecer na sala de atividades do Sinfonia Vale do Sinos, residencial geriátrico que vive desde abril deste ano. "Eu gosto muito da Roberta e das atividades, fico muito feliz quando consigo acertar tudo", afirma, se referindo a finalização das ações propostas.

Para Roberta, a criação e a expressão são agentes facilitadores de prevenção e promoção da saúde. "No idoso, não tenho dúvidas de que, os efeitos da arteterapia, funcionam como elemento vitalizador", conclui.

O Sinfonia Vale do Sinos é um novo conceito de lar geriátrico localizado na rua Carlos Gomes, 160, em Novo Hamburgo.