AMAMENTAÇÃO SEM ESTRESSE

Palestra aberta e gratuita para gestantes e puérperas em 5 de agosto, on-line ou presencial

A amamentação é a principal via para garantir a saúde físico-emocional do recém-nascido. No entanto, muitas mulheres se queixam de dores e desconfortos neste momento em que alimentam seus bebês, o que não só prejudica a qualidade desse amamentar como pode gerar estresse elevado na mãe. “A amamentação para algumas mulheres flui de maneira prazerosa e realizadora desde a primeira gota de colostro, enquanto para outras é uma jornada que pode incluir momentos de angústias e dor'', diz Ranieli Zapelini, quiropraxista e consultora de amamentação.

Quanto mais prazerosa e sem dor a amamentação for para a mãe maior a qualidade desse tempo entre mãe e bebê assim como maiores as chances desse período de amamentação ser prolongado, ultrapassando o mínimo recomendado pela OMS, que são os primeiros 6 meses de vida, para promoção da saúde infantil. Por isso, com o objetivo de auxiliar as gestantes e puérperas promovendo a amamentação prazerosa e sem estresse, Ranieli, ao lado da naturóloga Mariana Schmidt, oferecerá uma palestra gratuita, em 5 de agosto, com orientações de como se preparar para esta fase e dicas sobre como amenizar os desconforto e dificuldades no amamentar.

Elas ressaltam que existem vários fatores que interferem na amamentação, e é muito importante o apoio e o acolhimento da mãe para que se consiga prolongar o aleitamento materno e que este momento seja agradável e especial para a mãe e o bebê. As duas profissionais citam dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), de 2019, que dão conta de que no Brasil, o aleitamento materno cresceu nos últimos anos, uma pesquisa aponta que 60% dos bebês são amamentados exclusivamente até 4 meses e que 45,7% são amamentados exclusivamente até os 6 meses.

Os indicadores melhoraram no Brasil nos últimos anos, principalmente devido ao incentivo e a informação sobre os benefícios, entretanto, ainda existe um caminho a percorrer para que se alcance um percentual mais alto. “Para uma amamentação satisfatória tanto para o bebê quanto para a mãe, é preciso cuidar e informar essa mulher que amamenta ou vai amamentar,”, completa Mariana, que também é doula.

Amamentar, completam, vai além do nutrir o bebê. É uma arte que envolve profunda conexão entre mãe e filho, com impactos na saúde a longo prazo da criança, tanto no seu estado nutricional, como na sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter repercussões na saúde física e psíquica da mãe.

“Acreditamos que toda mulher que tem interesse em amamentar será beneficiada com o conteúdo que estamos preparando. E para aquelas que se sentirem mais seguras acompanhando a palestra no online, vamos disponibilizar essa opção também”, confirma Ranieli. A palestra será oferecida simultaneamente no modo presencial e online celebrando também nesta data a Semana Mundial da Amamentação.

Veja abaixo como garantir sua vaga!

Palestra: Amamentação sem Estresse Dia: 05/08 Presencial: Zape Reequilíbrio - Av. Dr. Maurício Cardoso, 1904 - Centro, NH

Online: Plataforma Online

Valor: Gratuito

Inscrições: aqui

Mais informações: 51 9 91462267

Mariana Schmidt - Graduada em Naturologia pela Unisul tendo como foco da sua prática o cuidado com a saúde das gestantes e preparação para o parto. Realizou atendimentos com Práticas Integrativas e Complementares no Projeto Amanhecer do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e ala de alto-risco da Maternidade Carmela Dutra-SC. É fundadora do BarrigaCrescente, projeto de encontros entre gestantes e profissionais para troca de informação e apoio. É doula formada pelo GAMA. E realiza acompanhamento terapêutico para gestantes e puérperas na clínica Zape Reequilíbrio - NH.Ranieli Gehlen Zapelini - Graduada em Quiropraxia (ABQ 0132) pela Universidade Feevale, tendo a prática quiroprática direcionada à saúde da mulher. É autora do livro Cuidados Quiropráticos no período gestacional. Professora na Universidade Feevale nos cursos de medicina e quiropraxia, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Feevale. Está finalizando o doutorado em Saúde Coletiva pela Unisinos e possui Mestrado em Saúde Coletiva pela Ulbra. É consultora de amamentação formada pelo GAMA. Realiza consultorias e atendimentos na clínica Zape Reequilíbrio - NH e Espaço Chïaro - NH.